Para validar os valores pré-preenchidos pelo programa na declaração Modelo 22, poderá consultar o mapa de conferência Modelo 22, disponível no menu Contabilidade > Relatórios > Declarações.



O mapa de conferência constitui-se como uma importante ferramentas de validação e verificação dos valores preenchidos na declaração, permitindo pesquisas e análises por Anexo, Quadro, Campo e Conta. 



No caso de terem sido criadas várias declarações no mesmo Exercício, poderá selecionar a declaração pretendida no campo Modelo. 


Caso sejam efetuadas alterações na declaração, quer por alteração dos campos da declaração manualmente, quer por reabertura/fecho/alteração dos lançamentos finalizados, os respetivos valores serão identificados no campo Total da declaração, evidenciando as declarações existentes.



Caso não seja selecionada nenhuma opção neste campo, poderá conferir os valores que são pré-preenchidos na declaração.


Adicionalmente, caso existam contas que não estejam a ser incluídas automaticamente no Anexo C e que requerem parametrização prévia, é devolvido um alerta no mapa de conferência. Um exemplo de contas que necessitam de parametrização prévia são as contas 71 e/ou 72, em empresas que auferem rendimentos nas regiões autónomas.



Poderá, também, analisar o cálculo gerado para a declaração gerada selecionando a opção Cálculo do IRC no filtro Demonstração do cálculo. Para ter acesso à demonstração de cálculo, deve inicialmente gerar a declaração do modelo 22 no exercício pretendido, selecionando as opções de rosto necessárias para gerar o cálculo do imposto. Saiba mais acerca da criação e preenchimento da declaração Modelo 22, clicando aqui.



Por fim, poderá exportar o mapa para os formatos PDF e Excel.